Política do Ambiente

A GIRBAU dedica-se ao fabrico de maquinaria para lavandarias de roupa e acabamentos têxteis sendo líder no mercado internacional, e entende a proteção do meio ambiente como uma prioridade e, por isso, mantém devidamente implantado um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001 e o EMAS, respeitando os seguintes compromissos:

  1. - Cumprir a legislação ambiental aplicável e outros compromissos de adesão voluntária.
  2. - Proteger o meio ambiente e prevenir a sua poluição fazendo uma utilização racional dos recursos e gerindo adequadamente os resíduos e as emissões atmosféricas que se produzem.
  3. - Incorporar as melhores técnicas disponíveis na conceção dos nossos produtos, visando o mínimo risco de impacto ambiental em todas as atividades do ciclo de vida da máquina.
  4. - Adequar a gestão ambiental ao nosso contexto, implantando os processos necessários para obter a melhoria continua do nosso comportamento ambiental.
  5. - Formar, sensibilizar e envolver toda a equipa humana da GIRBAU para que esta desenvolva e aplique boas práticas ambientais.
  1. - Avaliação permanente dos efeitos que, sobre a saúde e o meio ambiente, possam produzir os nossos produtos e procedimentos.
  2. - Colaboração com os nossos fornecedores, tanto de produtos como de serviços, para melhorar os seus procedimentos em relação ao meio ambiente.
  3. - Informar todas as partes interessadas sobre os riscos que as nossas máquinas e instalações podem ter para a saúde e o meio ambiente, bem como sobre as medidas de proteção adotadas e de eficiência ambiental na sua utilização, manutenção, manuseamento e eliminação no final do ciclo de vida útil.
  4. - Estabelecer uma comunicação permanente com todo o pessoal e as partes interessadas, difundindo estes princípios e compromissos e promovendo em todo o momento a gestão ambiental como uma tarefa participativa a todos os níveis.

Todos estes compromissos constituem o quadro de referência para estabelecer os objetivos ambientais, os quais deverão estar alinhados com a estratégia e o contexto da organização.

Guillem Clofent i Suñer
Diretor-geral Girbau Group